terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Eléctrico de Sintra

O projecto inicial da ligação entre Lisboa e Sintra através do caminho de ferro passou também pelo projecto de ligação de Lisboa ao Estoril e Cascais, passando por Sintra e com final em Colares. Um ano antes da inauguração do caminho de ferro, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro demonstrou o seu desinteresse pela eventual ligação a Colares, mas o projecto viria a tornar-se possível através de uma iniciativa popular. Em Março de 1904 foi inaugurada a ligação entre Sintra (Vila Velha) e S. Sebastião de Colares e em Julho desse ano ficaria concluída a ligação à Praia das Maçãs. Em 1930 o troço Praia das Maçãs - Azenhas do Mar torna-se realidade, tendo sido também o primeiro a ser encerrado, em 1955, devido a dificuldades de exploração, originadas pelo desenvolvimento do transporte mecânico. Em 1958 foi encerrado o troço entre a Vila Velha e a estação de Sintra e mais tarde, já em 1974, os eléctricos deixam de operar completamente. Depois de reabilitada a ligação entre o Banzão e a Praia das Maçãs em 1980, a recuperação do material e dos vários troços continuou ao longo dos anos e hoje em dia é possível viajar de eléctrico entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs (na época baixa a ligação é efectuada apenas às sextas-feiras e aos fins-de-semana).
Terminal do Eléctrico em Sintra (Estefânia).
Garagem - Banzão (Colares)
Paragem do eléctrico em Banzão.

Praia das Maçãs: terminal actual.Garagem construída recentemente em Ribeira de Sintra.

Grazina utilizada em trabalhos na linha.Vagão de transporte de ferramentas.

Recuperação de Carro.