O projecto inicial da ligação entre Lisboa e Sintra através do caminho de ferro passou também pelo projecto de ligação de Lisboa ao Estoril e Cascais, passando por Sintra e com final em Colares. Um ano antes da inauguração do caminho de ferro, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro demonstrou o seu desinteresse pela eventual ligação a Colares, mas o projecto viria a tornar-se possível através de uma iniciativa popular. Em Março de 1904 foi inaugurada a ligação entre Sintra (Vila Velha) e S. Sebastião de Colares e em Julho desse ano ficaria concluída a ligação à Praia das Maçãs. Em 1930 o troço Praia das Maçãs - Azenhas do Mar torna-se realidade, tendo sido também o primeiro a ser encerrado, em 1955, devido a dificuldades de exploração, originadas pelo desenvolvimento do transporte mecânico. Em 1958 foi encerrado o troço entre a Vila Velha e a estação de Sintra e mais tarde, já em 1974, os eléctricos deixam de operar completamente. Depois de reabilitada a ligação entre o Banzão e a Praia das Maçãs em 1980, a recuperação do material e dos vários troços continuou ao longo dos anos e hoje em dia é possível viajar de eléctrico entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs (na época baixa a ligação é efectuada apenas às sextas-feiras e aos fins-de-semana).![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGCyFxOBeElzgB6G74a6jeaCATCQ1Bp36D8cUhLAy36W4_Hm1tgecejBAy8rxoXY4v5cRwck1i1oRTxWbsamifZX7Vzybz6BMc7WR7ggklBNSHZG-KEGB-qYE8Vklg9o0uL2qpfb51t3RD/s400/Sintra+110+060.JPG)
Paragem do eléctrico em Banzão.
Praia das Maçãs: terminal actual.Garagem construída recentemente em Ribeira de Sintra.
Grazina utilizada em trabalhos na linha.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5S0voYUOD4C_rMLmZJ-bAsvxknHGa7YG47msvjagiU4YyyOLjdIBc8cbHH3AKETdyWzFTBnp8tlWbMPlBC0zZGdmGbg6444KgBxjnMBx3YEZTiG-NadOON1XnO0bKtK4oCmEUvPtX-Cpj/s400/Sintra+099.JPG)
Vagão de transporte de ferramentas.
Recuperação de Carro.
1 comentário:
Fantástico!
Enviar um comentário